Cultura do aprendizado, promoção do negócio, e visão global da organização, dentre outros atributos, explicam parte do sucesso de Jack Welch à frente da GE. Adicione-se a este tripé outro ingrediente inovador e ainda incipiente na rotina corporativa: a comunicação interna. Tal novidade seduziu e orientou os passos desse executivo que comandou a revolução nos conceitos da administração moderna. Tudo mudou depois dele. Foi com simplicidade, consistência e a determinação de implementar um sistema transparente e com base na realidade, que ''comunicar bem" se transformou numa ferramenta de gestão. O processo contínuo de expandir esses recursos alcançou a robustez que se exige no desejo de buscar mais espaços. O funcionário que o diga.
No instante que se lança a comunicação como algo abrangente e determinante na condução dos processos, quebram-se paradigmas até então intocáveis. Ou seja: comunicar é importante e faz bem. Jack Welch foi além e mudou a história com agilidade, objetividade, conteúdo e abrangência. Essas ações anseiam fazer do empregado uma parte indissociável do patrimônio da empresa, uma espécie de embaixador , parceiro, agente, e portador de boas notícias. São atitudes que culminam em motivação, criatividade e integração e, conseqüentemente, produção.
Os ensinamentos de Jack Welch estão vivos para serem adaptados e incorporados por quem quer que seja. Porém, são poucas as empresas que sabem comunicar com eficácia. O ambiente empresarial que se descortina no começo do terceiro milênio, no entanto, atesta o desenvolvimento de uma mentalidade estratégica em comunicação do ponto de vista prático. Ao gerar influências e harmonizar interesses corporativos, está em jogo a consolidação da identidade empresarial como conceito básico da personalidade da corporação. Esta projeção sedimenta o sistema e transfere idéias positivas no interior da equipe. É a partir desse ponto que a comunicação interna interfere na externa, promove a integração que desperta competitividade, fidelização dos clientes, e diferenciação na prestação de serviços.
As companhias voltadas à produção, ao mercado e ao consumo, por exemplo, necessitam se capacitar para formar as pessoas que compõem, com o objetivo de pavimentar a estrada do futuro. Só eles, os talentos, possuem o poder de gerar conteúdo e conhecimento. As empresas fechadas e paternalistas, com seus chefes disciplinadores e tiranos, em que se ambicionava aposentar-se nelas, foram substituídas pelas organizações competitivas, líderes flexíveis, gestão por competências e insegurança. O mercado de talentos é dinâmico e a comunicação interna sofre os reflexos dessa revolta de filosofias.
Todo e qualquer processo que envolve comunicação deve respeitar algumas condições básicas, a começar por transferência e dinamismo. Assim, evidencia-se que as pessoas jamais estão dispostas a se esforçar por algo que elas não identificam nem acreditam. Elas desejam, sim, engajar-se num planejamento em que se valoriza a adesão e o comprometimento. O ser humano não é resistente aos novos tempos, desde que se saiba ou se sinalize que é para melhor. As mudanças podem significar uma nova oportunidade de crescimento. Portanto, para se obter sucesso, é fundamental que o gestor tenha carisma conhecimento e capacidade suficientes para mobilizar os profissionais em torno deste fim. E tal sincronia e sucesso só se conseguem através das técnicas modernas de comunicação interna.
Ressalta-se que as transformações organizacionais alteraram de forma significativa o cenário empresarial. E, nesse ponto, mais uma vez, a globalização impõe novos parâmetros de comportamento. Numa época em que qualquer mortal tem acesso imediato a qualquer tipo de informação, a comunicação interna assume o papel fundamental de estabelecer e conduzir os processos de mudanças. A ciência da informação valoriza a capacidade de mobilizar os profissionais para disseminar a verdade, seja ela boa ou ruim. Cabe ao gestor criar instrumentos desconcertantes, inteligentes, sutis e corajosos para sustentar essas ações. Vale ressaltar, também, que o ordenamento interno fará a sintonia fina da comunicação com o mercado, acionistas, clientes, fornecedores, distribuidores, enfim, com toda a cadeia. O "lucro" institucional dá-se nas duas pontas.
A complexidade desta porta que se abre mostra a necessidade de superar desafios constantes. O alto escalão das empresas já percebeu que a comunicação tornou-se vital para o sucesso nos negócios. A eficiência, diante deste panorama, exige desenvolvimento de uma planejamento estratégico e focado nas principais necessidades. Em outras palavras: antes de qualquer coisa, as organizações mais avançadas necessitam afinar o relacionamento com seus diversos públicos para adquirir a tão almejada vantagem competitiva, fator que alavanca negócios, melhora as relações de trabalho, e influencia nos resultados. A comunicação interna é a caixa de ressonância que vai propiciar o desenvolvimento das habilidades e conhecimento de seus profissionais. Jack Welch entendeu isso como ninguém e entrou para a história.
Desenvolvido por Sitecontabil 2022 - 2024 | Todos os direitos reservados | Administrador
Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade. Seu consentimento se aplica aos seguintes domínios: palmiericonsultoria.com.br
Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.
Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.
Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.
No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.
Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.
Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você