Como manter serviços bancários online seguros

26 de agosto de 2024
Contábeis

Golpes relacionados a serviços bancários estão entre os mais comuns no Brasil. Quem lidera o ranking é o golpe da clonagem do cartão de crédito ou troca de cartões, que representa 44% dos ataques ou tentativas de ataques. Esse dado foi revelado pela pesquisa Radar Febraban, de fevereiro de 2024. Diante disso, é fundamental que os usuários estejam atentos para proteger suas informações online, como números de contas e senhas de acesso.

Mas como fazer isso? Primeiro, é preciso conhecer quais são os principais tipos de fraudes praticadas por esses golpistas online.

Os principais tipos de golpes financeiros online

A seguir, veja quais são os golpes financeiros mais comuns e então entenda como se proteger contra eles.

1 - Golpe do cartão clonado

 

Para aplicar este golpe, os criminosos roubam os dados do cartão de crédito do usuário e os transferem para outro cartão, tornando possível a realização de compras em nome da vítima. Os dados podem ser roubados de diversas formas, como táticas de persuasão online usadas pelos criminosos, vazamentos de dados na internet ou até leitores adulterados em caixas eletrônicos e maquininhas de cartão.

No caso das compras realizadas virtualmente, o golpe torna-se ainda mais simples, pois apenas com os dados do cartão e do usuário, os criminosos já conseguem realizar compras online, sem a necessidade de um cartão físico.

2 – Phishing

Nesses casos, os golpistas enviam e-mails ou mensagens de texto que parecem ser de entidades confiáveis, incentivando os destinatários a clicar em links maliciosos e fornecer informações confidenciais, como senhas ou números de contas. Sendo um dos tipos mais comum de golpe na internet, esse esquema tem como objetivo roubar dados pessoais e obter acesso a contas financeiras das vítimas.

3 – Pix acidental

 

No golpe do “Pix errado”, o criminoso envia um Pix para uma chave de celular e, depois, entra em conta com a vítima alegando que fez a transferência por engano e que gostaria de solicitar a devolução, porém ele compartilha uma outra conta para transferência. Uma vez que a vítima devolve o valor, o criminoso aciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED), uma ferramenta de devolução de transferências alvo de fraude. Com isso, o saldo do valor “acidental” do Pix é removido da conta da vítima.

4 – Impostor do governo

Nesse esquema, os golpistas entram em contato com a vítima, geralmente por e-mail ou mensagem, e fingem ser funcionários do governo, alegando que a vítima deve impostos ou taxas e ameaçando-a com ações legais caso ela não pague imediatamente os supostos débitos. Em outra variação do crime, os criminosos também podem alegar que a vítima ganhou um prêmio que exige o pagamento de taxas de processamento antes do recebimento final.

Como aumentar seu nível de segurança?

Ter conhecimento dos principais golpes bancários aplicados é um bom começo, mas não é suficiente. Para uma proteção abrangente, algumas medidas devem ser adotadas, como:

Usar uma VPN

O uso de uma rede virtual privada (VPN) pode fornecer uma camada adicional de segurança ao criptografar o tráfego da internet. Isso é particularmente importante ao acessar serviços bancários online a partir de redes Wi-Fi públicas. Outra funcionalidade interessante da VPN é a possibilidade de alterar o endereço IP dos usuários. Você pode estar pensando: “Mas como mudar meu IP vai ser relevante?”. A questão é que o IP fornece informações importantes sobre o usuário e, ao ocultá-lo, é possível dificultar que os hackers rastreiem suas atividades online.

Implementar autenticação de dois fatores

O uso da autenticação de dois fatores instala uma camada extra de segurança para as suas operações online. Com ela, além da senha habitual, é preciso fornecer uma adicional forma de verificação, como um código enviado para o seu dispositivo móvel via SMS ou app. Isso torna o acesso não autorizado muito mais difícil.

Manter os aplicativos e softwares atualizados

Manter os sistemas e software atualizados garante que os patches de segurança mais recentes sejam instalados nos dispositivos, protegendo-os contra vulnerabilidades conhecidas. Isso abrange não apenas programas bancários, mas também o sistema operacional e quaisquer aplicativos usados ??para transações financeiras.

Ter senhas seguras

É essencial que os usuários usem senhas fortes e exclusivas para todas as suas contas e que as alterem regularmente para prevenir eventuais vazamentos. Na hora de selecionar os códigos, deve-se evitar usar informações facilmente adivinháveis, como datas de aniversários, apelidos ou palavras comuns. Uma opção para isso é empregar gerenciadores de senhas, que ajudam a gerenciar e armazenar senhas complexas com maior segurança.

Educar e treinar funcionários

No caso de profissionais de contabilidade e empresários, é crucial educar os funcionários sobre as fraudes e práticas de segurança mais comuns, além de outros tópicos importantes sobre a segurança cibernética. Sessões regulares de treinamento podem ajudar os colaboradores a reconhecer e evitar ameaças potenciais, além de oferecer a eles boas diretrizes sobre como agir ao se deparar com esses problemas.

Implementar controles de acesso

Nas empresas, também é muito importante implementar um limite de acesso a informações confidenciais com base nas funções de trabalho. Somente os funcionários que realmente precisam de acesso a dados financeiros devem tê-lo. Ao usar controles de acesso baseados em funções, é possível minimizar o risco de acesso não autorizado e elevar o nível de segurança de seus sistemas.

 

Em linhas gerais, a melhor maneira de evitar o comprometimento de dados pessoais e financeiros por esses golpes é ter uma atitude proativa e manter uma boa higiene virtual, empregando senhas fortes, aplicando métodos de acesso seguros, usando ferramentas de segurança adicional e educando a si mesmo e aos seus colaboradores.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Obrigado pela visita!

Desenvolvido por Sitecontabil 2022 - 2024 | Todos os direitos reservados | Administrador

Fechar

Política de Cookies

Seção 1 - O que faremos com esta informação?

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade. Seu consentimento se aplica aos seguintes domínios: palmiericonsultoria.com.br

Seção 2 - Coleta de dados

Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.

Seção 3 - Consentimento

Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Seção 4 - Divulgação

Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.

Seção 5 - Serviços de terceiros

No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.

Seção 6 - Segurança

Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.

Seção 7 - Alterações para essa política de privacidade

Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você